segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Mensagem " A Palavra de Deus".



27.10.2014


HUMILDADE E SEGUIR A JESUS

Texto: Mateus 9:12 – “Jesus, porém, ouvindo, disse-lhe: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os doentes.”

Introdução –

Jesus estava passando e viu um homem, cujo nome era Mateus(Levi), e disse-lhe “segue-me” e imediatamente aquele homem levantou-se e, sem maiores explicações, o seguiu. Jesus sentou-se à mesa com Mateus em sua casa, juntamente, com muitos pecadores, mas quando os fariseus olham aquela cena, começaram a censurar o Senhor Jesus; “ Por que come o vosso mestre com os publicanos e pecadores?”. Esta foi a resposta do Senhor : Não necessitam de médico os sãos, mas sim os doentes.

Desenvolvimento –

Os publicanos eram funcionários que trabalhavam na cobrança dos impostos e eram pessoas sujeitas a se corromperem por pressão ou disposição, dependendo do caráter de cada um. É possível que Mateus fosse diferente dos demais publicanos, mas não estava livre daquela má fama. Publicanos e pecadores eram colocados na mesma qualificação. Por isso, Mateus, certamente não era feliz e, quando encontra com Jesus; ao ouvir seu chamado, imediatamente o seguiu.
Mateus foi livre para fazer sua escolha; ficar e continuar com sua forma de vida como publicano ou mudar. Não foi fácil, mas Mateus confiou na palavra de Jesus, o segue-me.

Lembramos o rei Davi, que nas perseguições de toda ordem que sofria, tinha sua mente livre(alma) e fazia sua escolha; estar na presença de Deus, conforme vemos no salmo 43:4 que diz: “Então irei ao altar de Deus, do Deus que é a minha grande alegria.......”. Na companhia de Deus, Davi sentia-se feliz.

Conclusão –

Estamos falando de humildade e andar com Jesus, que é uma escolha individual. Humildade é capacidade de suportar a aflição, reconhecer as próprias fraquezas e disposição em busca de mudança. Andar com Jesus é crer e obedecer a sua palavra.

Mateus olhou para dentro de si mesmo, e o que viu? Resposta: Viu toda a sua aflição: Um homem enfermo espiritualmente, sem esperança de vida feliz. Mas agora, humildemente, diante de Jesus, Mateus vê o Médico(Revelação), esperança para a cura da sua alma.

Não necessitam de médico os sãos, mas sim os doentes. Cada um deve reconhecer suas necessidades. Jesus é este médico.


Maranata: Jesus vai voltar. Você já está com ele?