segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Jesus, nosso descanso
Exodo 16:4-6
4- Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.
5- E acontecerá, no sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia.
6- Então disseram Moisés e Arão a todos os filhos de Israel: À tarde sabereis que o SENHOR vos tirou da terra do Egito,

O povo de Deus estava a caminho da terra prometida, uma longa caminhada, do Egito para Canaã, com muitas lutas e Deus estava no comando.

Desenvolvimento:

Naquela caminhada que durou 40 anos, o povo precisava saciar sua fome e suas necessidades físicas.

A palavra de Deus dada ao povo, através de Moisés, foi que iria cair pão dos céus, todos os dias: 1º dia, 2°dia, até o 6ºdia.
A ordem de Deus era para colher o suficiente, tão somente para cada dia. Quem colhia em excesso, o maná apodrecia.
No 6º dia o povo deveria recolher em dobro, porque no 7° não cairia o pão, na expressão do povo, ”maná”. E quem se atrevia a procurar o pão no 7°, não achava nada.
O Sétimo dia era para descanso do povo, na presença do Senhor, certamente.
Está escrito no Livro de Gênesis, 1;29  E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
Depois de tudo pronto e acabado, Deus descansou. Mas o homem são soube usar e cuidar da obra de Deus.

Conclusão

Deus fez uma promessa salvação para seu povo e está cumprindo em vários períodos da história: Salvou Noé e sua família; chamou Abraão para lhe mostrar a terra; providenciou um lugar no Egito para seu povo multiplicar; livrou-o da escravidão de Faraó e os levou até a prometida terra tendo Moisés à frente, que por 40 anos não deixou faltar pão.  Uma longa história gloriosa com Deus.

Hoje, temos Jesus como nosso libertador e salvador. Vivemos o 6º dia, dia do homem, mas também vivemos o tempo da caminhada da igreja para nova Canaã que é a Celestial.
O orvalho da manhã fala da benção do Espírito Santo por Jesus que é o pão vivo que desce do céu.
Colhemos nesta vida bênçãos em dobro. Jesus, para hoje neste 6º dia, é uma porção, seja esta porção como: alimento para sobrevivência; segurança; saúde; alegria; esperança; tudo que diz respeito a vida terrena e de trabalhos próprios do homem. Mas Jesus também é uma porção para amanhã no 7º dia, dia do Senhor, dia eternal.
Devemos colher Jesus em dobro, para hoje e para amanhã - "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens."  (I Coríntios 15 : 19)

 No final desta caminhada, Jesus vai voltar e arrebatar seu povo para o descanso eternal. Quando Jesus arrebatar seu povo, encontraremos com Ele nas nuvens.
Neste dia não adiantará procura-Lo no orvalho da terra, pois não vai acha-lo. O Espírito Santo que glorifica Jesus já terá realizado sua Obra.
A ordem de Deus é colher hoje, as bençãos e o abençoador.


Maranata.